B U S C A P É

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

História da Microsoft

Quando se fala em Microsoft, é de se esperar que uma simples conversa se torne uma discussão calorosa sobre a eterna rivalidade entre Windows e Mac, a gorda fortuna de Bill Gates, entre outros tópicos relacionados.
Porém, neste artigo, não vamos tratar de nada disso. O objetivo não é incentivar controvérsias entre os internautas ou gerar qualquer polêmica. Da maneira mais imparcial possível, queremos informar nossos usuários sobre a história da gigante Microsoft, como ela conquistou 90% do mercado mundial e como ainda consegue manter seu nível de crescimento, mesmo com as fortes ameaças dos concorrentes.

Fundação

Bill Gates e Paul Allen se conheceram ainda no colégio e compartilhavam um interesse em comum: computadores. Em 1975, os dois amigos fundaram uma pequena empresa chamada Microsoft (originada a partir das palavras inglesas microcomputer e software) que pretendia, a princípio, desenvolver um software em linguagem BASIC para o computador Altair 8800 da IBM.

A compra do DOS e a jogada para cima da IBM

Em 1979, a IBM procura um sistema operacional para seu novo computador e contrata a Microsoft para o serviço. Porém, os jovens Gates e Allen se encontraram em uma situação arriscada porque não possuíam um sistema completo. A solução foi comprar o Q-DOS da Seattle Computer Products por 50 mil dólares, melhorá-lo e transformá-lo em MS-DOS (sistema operacional em disco da Microsoft).
Apesar do contrato com uma companhia de porte como a IBM, a interface de comando de texto do MS-DOS — similar com aquela utilizada pelo Unix — não conseguiu ofuscar a atenção recebida pelo Apple Lisa de, ele mesmo, Steve Jobs. O dono da Apple havia pegado a interface gráfica e a ideia de usar um mouse de outra empresa, Xerox, e adicionou-a ao seu produto. O próximo passo foi a criação do Macintosh.
Então, Bill Gates encontra nessa situação uma oportunidade para convencer Jobs a participar do projeto do novo computador da Apple. Gates não só formou a parceria como conseguiu copiar a interface gráfica do Macintosh e vender uma versão parecida no Japão. Ao descobrir isso, Jobs quebrou a aliança entre as duas empresas.

A título de curiosidade: o filme “Piratas do Vale do Silício” conta de forma interessante a história da criação das gigantes de Bill Gates e de Steve Jobs. Vale a pena conferir!
  
Os primeiros passos do MS Windows

A história do Windows começou em 1981, antes mesmo do lançamento do Apple Lisa, mas o produto chega ao mercado somente em 1985 com o nome de Windows 1.0. Apesar das limitações, o primeiro projeto de sistema operacional da Microsoft trouxe para o usuário doméstico o acessório mouse e a possibilidade do uso de mais de um programa ao mesmo tempo (recurso multitarefa) e uma interface colorida, com ícones e janelas. Apresentava alguns aplicativos: jogo reversi, calendário, bloco de notas, calculadora, relógio, Paint, e outros.

 O segundo membro da família — Windows 2.0 — surgiu em 1987, mesmo ano em que a empresa compra o PowerPoint e a planilha Excel. A nova versão possuía uma interface parecida com seu antecessor, com gráficos consideravelmente melhores, mais recursos e ferramentas. Foram incluídos os programas MS Word e MS Excel, atalhos no teclado, a sobreposição e controle das janelas abertas, e começaram a ser usadas as palavras “minimizar” e “maximizar”.

A Microsoft foi conquistando o mercado cada vez mais. Lançou ainda as versões do Windows: 3.0, 3.1, 95, 98, Me (Millennium Edition), XP e Vista. Para saber mais detalhes sobre cada um deles, acesse o artigo “História dos Sistemas Operacionais

O Windows 7, ou Seven,  é o mais novo SO da empresa. Ainda está em desenvolvimento, mas foi liberada essa semana uma versão de testes para os usuários conferirem as novidades do sistema (veja a página da versão Release Candidate). Caso você ainda esteja com dúvidas sobre se vale a pena instalar ou não, confira a análise feita pelo Baixaki e outros artigos relacionados ao Windows Seven.

Nossa Missão

Ajudar pessoas, empresas e parceiros a atingirem todo o seu potencial.

“ A gente inova, você transforma”. Essa é a nova assinatura da Microsoft. Mais do que uma frase institucional, ela é a nossa razão de ser, uma vez que reflete perfeitamente o nosso compromisso, a nossa missão. Para nós, a força da nossa tecnologia e, principalmente, a nossa capacidade de inovar constantemente podem mudar não apenas os indivíduos, mas a sociedade em que vivemos. Essa é a nossa essência, inovar para você transformar.
Desde a sua fundação, a Microsoft acredita na importância do trabalho em rede. Damos a isso o nome de ecossistema digital. Ele é formado por milhares de empresas que nos ajudam a alavancar nossa missão empresarial e a promover um crescimento sustentável baseado na força econômica local, no respeito ao meio ambiente e no apoio às comunidades.
Na área social não é diferente. Optamos por agir sempre em parceria com os três níveis de governo, com organizações não governamentais e com outras empresas. Quando se fala em ações sociais, 1 + 1 é sempre maior do que 2. É preciso somar esforços para multiplicar os resultados. É assim que procuramos agir.

Nossos Valores

Valorizamos a integridade, a honestidade, o crescimento pessoal contínuo, a abertura e o respeito mútuo. Somos comprometidos com nossos clientes e parceiros e temos paixão por tecnologia. Temos disposiçãode sobra para assumir desafios e levá-los até o fim. Estamos completamente comprometidos com nossos clientes, acionistas, parceiros e funcionários. Honramos nossos compromissos, entregamos resultados e buscamos a mais alta qualidade em tudo o que fazemos.




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário